terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Educação e Instrução da Infância Moderna

Artigo do Cetro Real sobre a cristianização das novas gerações, através da introdução de uma lógica cristã na formação cultural e moral de crianças e adolescentes. Especificamente neste artigo, temos enfocado o desafio de educadores cristãos em atuação em educandários leigos, sejam escolas primárias ou mesmo no ambiente universitário.

Entrevista com  Arcipestre Artemio Vladimiro.


- Batiushka, você tem vasta experiência em ensinar. Você lecionou em escolas seculares assim como em organizações educacionais da igreja. Também conduziu os cursos que agora estão ganhando alguma atenção na Russia, chamados “Fundamentos da Cultura Ortodoxa”. Quais qualidade, em sua opinião, um professor deve ter se desejar ensinar esta disciplina?


- Pela providência de Deus eu tenho estado conectado ao ensinamento escolar desde 1983. Eu lembro, quando eu era um professor jovem, eu estive sob um julgamento rigoroso dos burocratas soviéticos, que me acusavam de um pensamento não-padrão.

Eles requisitaram que eu fosse removido imediatamente do sistema escolar ginasial soviético, pois nos anos 80 tudo deveria conformar a um determinado formato.
Entretanto, no ensinamento em geral e particularmente no ensinamento da cultura ortodoxa, não deve haver de modo algum uma abordagem padrão.
Não se deve seguir um caminho bem-trilhado e fixo o tempo todo. Nós, os educadores do século 21 não podemos nos safar com frases clichês e generalidades.
Nós somos pioneiros e não temos medo de descobrir novos horizontes.
Quando você entra num auditório de uma escola pela primeira vez, você deve, acima de tudo, ser claro com relação ao seguinte: crianças são alegres, criaturas que amam o conhecimento e olham para o mundo (desde que não tenham sido cativados por jogos de computadores – mais sobre isso depois) com olhos bem abertos.
Assim, cada educador – e especialmente, todo instrutor das leis de Deus – deve ter uma percepção aguçada e fresca do mundo, a habilidade de abordar um assunto de um lado inteiramente inesperado.
E mais importante, deve entender que o professor e seus pupilos se associam não apenas em um nível intelectual, mental, discursivo ou racional, mas também com o coração e alma.
Além disso ele pode, e de fato deve, começar o processo educacional com uma oração secreta para seu sucesso.


- Provavelmente não é fácil fazer esse tipo de contato com as crianças de hoje em dia…



- Hoje nossa audiência jovem sabe mais que nós mesmos sobre o significado de “bom” e “ruim”. Eles estão sobrecarregados com todo o tipo de informação.

Freqüentemente quando lidamos com crianças podemos observar e sentir um desânimo prematuro com a vida. Elas são privadas de sua infância, daquele tempo que não volta mais quando (como era quando éramos crianças) os adultos tentariam proteger a criança de assuntos, imagens e impressões cruas, negativas e impuras.
O educador de hoje pode ser comprado a um soldado do ministério das emergências; a um salvador que chegou na cena de um terremoto ou naufrágio. Sua tarefa é puxar algum ser vivo para fora do entulho.
Então hoje, chegando a uma classe de estudantes do ginásio (estou falando aqui da situação da capital da Russia), você involuntariamente fica eriçado, porque você pode determinar o estado moral de sua audiência pelos seus olhares. Um deles olha para você com um olher pesado, indiferente,cansado, como a dizer “não me arrependo, ou chamo, ou choro / como vapor subindo das macieiras brancas, Estou farto / superado pelo ouro minguante / não mais eu serei jovem¹. Enquanto isso, no outro canto você está sendo observado por um ser jovem, que por alguma razão não teve tempo suficiente de se vestir suficientemente para sua aula de “Fundamentos da cultura espiritual”. Tudo que deveria estar escondido dos estranhos está piscando para fora.
Você tenta entender o que faz esse ser funcionar, mas ao invés disso, você abaixa o olhar em constrangimento – tão afiado, avaliador e pacífico o olhar dela lhe parece.
Está exatamente de acordo com as palavras de Salomão, a fornicação de uma mulher pode ser conhecida pela altivez de seus olhos e por suas pálpebras.
Então, o professor de hoje de cultura espiritual – ou lições sobre moralidade, piedade, ou qualquer que seja o nome da disciplina – requer integridade da alma e forças vitais de amor e verdade que podem suportar a pressão desses olhares sarcásticos, cínicos, a malícia, indiferença e até a rudeza simples.
Um professor deve ser incondicionalmente sincero, e ter calor no coração.
O educador moderno deve entender que não é possível a ele adequar seu material à cama de Procrustes² de temas herdados do final do século 19, início do século 20.
E esses temas mesmos, sejam eles histórias sagradas do Velho e Novo Testamentos, a história da Igreja Cristã ou litúrgicos, como o total conhecimento dos serviços modernos da igreja, devem ser ensinados com grande tato, sensibilidade e precaução; mais importante, devem ser relacionados aos assuntos que toquem os jovens, audiência moderna, de forma vívida.Como os servos de Aesculapius – doutores, cujo princípio era “não fira”, também os professores de cultura espiritual devem ter ser princípio principal, “não entedie!” Não seja um fardo para sua audiência, mas sim uma alegria.
Nós, educadores, devemos olhar para nós mesmo com muito cuidado e nos ouvir objetivamente. E durante o curso das próprias lições, como relatamos para as crianças, devemos testar para assegurar que não estão exaustos ou enfadados por nossa palestra.
Acredito que durante os anos vindouros na Russia, não apenas essas matérias serão legalizadas em todas as escolas públicas, mas serão introduzidas como parte do curriculum requerido.
E que Deus garanta que os educadores possam deitar o tesouro da experiência educacional e abordagem metódica aos pés das crianças naquela hora em que começam a falar com elas sobre o perene, o valioso, o ideal, puro e belo – sobre tudo que vive na campo da cultura ortodoxa.


- Espera-se que crianças que participam das escolas da Igreja sejam mais simples, obedientes, atentas…



- Nossas crianças não vivem em cavernas nem nas Alturas espirituais. Elas vêm de famílias modernas; e mesmo se essas famílias participarem da vida da Igreja, mesmo se elas foram pias, ainda assim, ninguém nem nada podem proteger nossos estudantes de uma grande variedade de influências – esses “ventos malévolos”.

Um professor de cultura espiritual deve ser um excelente diagnosticador, deve ser um médico espiritual, que, pela classe inteira no começo da semana, seja obrigado a fazer um diagnóstico imediato discernindo qual vento, que vírus penetrou e conquistou mentes e corações desses adolescentes durantes os últimos três ou quatro dias desde o último encontro.
Na semana passada foi o vento das palavras grosseiras. Há atualmente um problema na Russia: nossas bocas e lábios se tornaram um tipo de padaria. “Blini” ³, “fudge” e vários bolos verbais recheados de vulgaridade, agressividade e pensamentos impuros parecem estar sempre estourando. Simplesmente passar por esses produtos com indiferença significaria permitir que todas nossas grandes expectativas e boas intenções fossem pelo ralo.
Esta semana você vê que as garotas começam a perseguir os garotos, batendo neles com as mochilas cheias de livros, como um sinal de amor infinito. E você tem que prevenir um trauma infantil e mostrar que há outras formas de membros dos sexos opostos fazerem amigos; você tem que guiar seus interesses secretos mútuos para um caminho mais pacífico e construtivo.
Na próxima semana lutaremos contra outras novas tentações. Para isso, nós, educadores ortodoxos, não somos sonhadores da torre de marfim. Nós somos realistas, pragmáticos, doutores da vizinhança que participam dos destinos das pessoas.
Somos também oficiais do exército, ficamos na linha de frente, onde “cavalo e homem estão misturados em pilhas”4, balas de canhão, o assobio do tiro, nuvens de terra subindo cá e lá, o relincho dos cavalos, chamadas à vitória, gritos de feridos...e lá, no meio da devastação militar, está o educador como um rápido cavaleiro.
Ele olha com frieza para o que está acontecendo, tentando trazer conforto, para resgatar um ou outro adolescente, e por vezes até guardar com seu próprio peito algum ser jovem e inexperiente.

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