segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Educação Sexual nas Escolas



Frei Estevão Nunes


1) Se você analisar bem a anatomia do corpo humano,, vai notar uma diferença fundamental entre o
corpo do homem e o corpo da mulher. Ossos, músculos, localização das gorduras,produção e distribuição dos hormônios, tudo no corpo da mulher é endereçado para a geração da prole, no corpo do homem para o trabalho de sustentação da mesma.
Maravilha da criação, os órgãos sexuais mais do que tudo são evidentemente endereçados para a geração da prole e a continuação da espécie. Anatomicamente feitos um para o outro, encaixam-se perfeitamente, e o funcionamento deles é um verdadeiro milagre. O uso do sexo provoca um enorme prazer, o maior conhecido pelo ser humano, e o orgasmo é comparado a um êxtase.
Ora, o sexo usado de modo natural, sem interferências artificiais, pode levar à concepção de um novo ser. Esta é a sua finalidade de acordo com a natureza. A gravidez é conseqüência natural do ato sexual. São nove meses de um desenvolvimento linear miraculoso, em direção ao parto. Interromper a gravidez pelo aborto, em qualquer fase deste desenvolvimento, é um crime hediondo e absurdo, é interromper a vida de um ser humano totalmente inocente e indefeso. O direito à vida é absoluto.
Passados os nove meses, a criança que nasce precisa de uma família. O animal que nasce precisa da mãe só para se alimentar, não precisa do pai; desmamado, nem precisa mais da mãe, porque não precisa aprender nada, o instinto se encarrega de levá-lo a agir como todos os seus semelhantes; o animal não progride. A criança é diferente; ela é totalmente dependente em tudo, e para crescer tranqüila, pacífica, equilibrada, precisa de um ninho tranqüilo, pacífico e equilibrado. A figura materna e a paterna são complementares e essenciais. Por isso a criança exige família, precisa da família, por anos e anos. E quem nasce ou cresce fora do contexto familiar, vai levar as conseqüências para o resto da vida. A família é instituição para durar.
Mas a família verdadeira é constituída pelos laços do amor que unem um homem e uma mulher. E que pela natureza das coisas deve ser duradouro, pois família é instituição para durar. Amar porém não é simplesmente "gostar de...", pois o "gostar de..." é muito egoísta: você gosta de algo que dá prazer e satisfação a você mesmo, não ao outro. Amor é doação de si para a felicidade do outro, o que implica renúncia e sacrifícios. A família de verdade é fundamentada no juramento de amor exclusivo e definitivo, que nós chamamos casamento.
2) Dado que o sexo praticado de modo natural, sem interferências artificiais, leva à concepção e
tem como conseqüência a geração de um novo ser, a gravidez, deduz-se que esta é a sua finalidade natural, existe para isto, é isto que lhe dá sentido e o torna nobre, humano de verdade. O prazer é apenas um contrapeso, diante da enorme responsabilidade de por um novo ser no mundo e levá-lo até a idade adulta. Sem o contrapeso, ninguém abraçaria o peso, e o mundo terminaria em uma só geração.
Existe o instinto sem dúvida, mas o ato tem que ser humano e não motivado pelo instinto. Por isso, fazer do prazer a finalidade do ato e praticar sexo só por prazer, é estragá-lo, degradá-lo ao nível dos animais que agem só por instinto , desvirtuá-lo de sua finalidade e destruir a sua nobreza. Pior ainda que os animais, para os quais o instinto sexual tem como finalidade só a conservação da espécie, e não exige o contexto de amor de família, de que eles não são capazes. Os animais só praticam o sexo na época do cio. Os seres humanos não têm época do cio, porque são capazes de amar, e o amor é sempre e não só de vez em quando.
Praticar o sexo fora desse contexto de amor juramentado e definitivo, que se chama casamento, só pode ser egoísmo, puro egoísmo, pois é fazer do corpo do parceiro ou parceira um objeto de prazer e nada mais, é usar o outro como coisa. Isso é pisar em cima da dignidade da pessoa humana. Pessoa não é coisa.

3) A própria natureza se vinga, e aí temos a epidemia de AIDS, como conseqüência do uso do sexo
fora dessas normas. Sem dúvida é um castigo. Veja a carta de São Paulo aos Romanos, 1,26-27.
Há apenas um método 100% eficaz contra a AIDS: para os solteiros é a castidade, ou seja não praticar o sexo; para os casados é a fidelidade. Nestas condições, ninguém precisa ter medo de pegar a maldita doença.
Tem gente dando risada do que estou dizendo, porque essa sociedade podre que está aí - sobretudo a televisão através das novelas - fez a cabeça de quase todo mundo. Avacalhou (coitada da vaca, não tem nada a ver com a história!) o sexo, e aí estão as conseqüências: a epidemia de AIDS e a epidemia de adolescentes grávidas, nem física nem psicologicamente preparadas para serem mães. Coitadas dessas crianças (tanto os filhos quanto as mães) no futuro. Mais sem vergonha ainda são os rapazes, que não vão carregar as conseqüências porque não assumem.
4) Mas preservativo não resolve. Todos têm a sua margem de risco, pois nenhum é 100% eficaz.
Todos podem falhar. Se você fosse viajar de avião, e o piloto lhe dissesse antes: "olha, o avião está nestas condições, e temos 95% de possibilidade de chegar e 5% de possibilidade de cair durante a viagem", você embarcaria? Assim é a camisinha, e qualquer outro preservativo. Você poderia estar dentro daqueles 5%, não acha? Além do mais, "você chupa bala com o papel?"
Conclusão. Assim respondo de uma vez a todas as perguntas. O pensamento da Igreja, que eu
abraço com total convicção, é este: O aborto é um crime absurdo, a prostituição é um absurdo desprezo pela dignidade do ser humano, a gravidez de uma adolescente é uma absurda conseqüência de atos fora de tempo e de contexto, a distribuição de camisinhas é uma forma absurda de querer evitar o mal sem tocar na raiz, essa libertinagem no uso do sexo é uma conseqüência absurda das influências absurdas da televisão e da falta de uma verdadeira educação sexual nas famílias e nas escolas. Educação sexual que não ensina a nobreza do sexo e se limita apenas a informações sobre o funcionamento dos órgão sexuais é outro absurdo. No fundo, falta amor e sobra egoísmo. O castigo está aí!

http://www.dominicanos.org.br/textos/artigos/estevao/educacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário